Como posar para fotos
Compartilhe
As frases que mais ouço são "sou tímida, não levo jeito pra fotografar, meu novo não gosta de fotos, nós até gostamos de fotografia mas não sabemos sair bem em fotos" e isso é porque quando pensamos em ensaio fotográfico o senso comum nos leva a pensar em poses.
E mesmo se falando em pose, há diversos fatores que influenciam o resultado de uma fotografia como: ambiente (loca/horário), equipamento (câmera e lente, iluminação), corpos diferentes, roupas usadas.
Mas o que é uma pose? No dicionário encontrei:
po·se
1. Postura ou posição do corpo.
2. Posição de imobilidade para uma fotografia ou um retrato, ou para servir de modelo a um artista.
3. Ausência de naturalidade, com afetação; artificialidade.
Eu, Natália, não gosto da ideia de "posar" para fotos (a menos que o intuito seja moda e publicidade, aí faz todo o sentido) mas no caso do meu trabalho, eu conto a hitória de pessoas, a fotografia é documental, sensível. Aqui a fotografia é um legado pessoal e familiar, que atravessará gerações e mesmo anos passem você se reconheça nas fotografias, que ela não seja montada, pensada estéticamente e sem propósito. É preciso haver significado, personalidade, e a identidade de quem está sendo fotografado, por isso, nossa fotografia não é feita de poses.
Pense na escolha do local, nos elementos presentes na composição e principalmente no profissional que você escolheu para te fotografar, precisa muito que tenha conexão e idenificação de ambas as partes, quanto mais a vontade você estiver, melhor será o resultado das fotografias, mais você consegue relaxar, se soltar e ser você, de verdade. No começo de uma sessão é bem comum que as pessoas estejam mais travadas e tímidas, é natural! Mas esse gelo rapidamente é quebrado, instigamos vocês com conversa, com movimentos, a direção é fluída, natural e por isso, o resultado das nossas fotografias é tão expontâneo.
Aqui, temos a consciência de que a maioria das pessas que chegam até nós são pessoas que muitas vezes nunca contrataram um fotógrafo profissional, algumas não tem nem o hábito de tirar selfies, lidamos com histórias de vida, de amor e do cotidiano. E registramos com muito carinho, empatia e respeito por essas pessoas, as histórias, seus jeitos e também seu tempo! Leva um tempinho pra entender como é estar na frente de uma câmera, cada fotógrafo tem seu ritmo e estilo de direção.
O resultado de uma boa fotografia é a confiança no profissional escolhido, você pode não entender o que ele está fazendo porque pode parecer as vezes até estranho, afinal, você não está vendo o que ele vê. Mas confia que ele está criando algo incrível, uma fotografi é feita 50% de quem fotografa e 50% de quem está sendo fotografado. A confiança e a entrega fazem toda a diferença!
A nossa direção leva em consideração a individualidade de cada pessoa, mesmo sendo um casal, e com conversa e jeitinho, você nem percebe que está sendo fotografada.
Afinal, estamos sempre fotografando histórias e não as criando, fotografamos a vida acontecendo, um momento especial, as vezes uma experiência nova..
A fotografia é só a ferramenta que vai levar sua memória a sentir de novo aquela emoção gostosa, leve, divertida, quem sabe através dela você até ouça uma risada gostosa e sinta o cheiro do dia que você viveu ali.
Seja na sessão pré wedding ou na sessão que fazemos no casamento (entrer a cerimônia e a festa) queremos expressar sua personalidade, seu jeito, você do jeito que você é.
Por isso, viva o presente, confie, se entregue, deixe a emoção fluir que a gente se encarrega de contar sua história com naturalidade, sem poses e com muito significado!
Abaixo, os comentários de quem já passou pela nossa direção: