Afinal, o que é a fotografia documental
Compartilhe
Vem que eu conto tudo!
Capturar a realidade de forma autêntica e significativa, retratando eventos, pessoas e situações do cotidiano. É contar histórias com naturalidade e fluídez.
Lembranças de forma autêntica e espontânea, em vez de seguir o estilo mais tradicional e posado, aqui focamos nas emoções, interações e momentos naturais.
As fotografias são feitas sem manipulação, encenação e direção ou poses, cada fotografia tem uma história, seu contexto e significado.
O local onde são feitas as fotografias é parte importante do contexto e compõe dando sentido a história que estamos contado, no caso dos ensaios por exemplo, a escolha de um local que faça parta da história do casal/família ou tenha algum significado pessoal, é o que ajuda a a fazer com que as lembranças sejam ainda mais afetivas.
Sem muita interferência ou com interferências muito pontuais é através da fotografia documental que eu gosto de observar o mundo e a atmosfera em volta das pessoas, imprimo e traduzo ali em cada imagem as emoções vividas.
Vou dar alguns exemplos ao longo desse post, abaixo, trouxe algumas fotos do making of do Chico, que foi feito na casa dos pais onde ele passou a infância.
Momentos antes de se casar ele passou os votos a limpo, passou sua camisa, se arrumou colocando o relógio que foi de seu falecido pai. Chico estava com seu primo que foi seu professor que o ensaiou por semanas para que ele fizesse uma surpresa para sua noiva cantando algumas músicas durante a festa. Ao final, os olhos marejados de estar vivendo tudo aquilo. Sem encenação, apenas entrega e vida real.
-
Só sabemor o valor da fotografia quando é só ela que nos resta, a fotografia documental nos aproxima dos laços afetivos do que não queremos esquecer.
Carol é uma brasileira que se mudou para Espanha, lá se apaixonou por Juan, eles fizeram um casamento na Espanha, mas nem todos seus familiares conseguiram comparecer, por isso, decidiram celebrar essa união em solo brasileiro também. Como foi um destination wedding - casamento em viagem - todos os convidados estavam no Rio de Janeiro para o casamento, como geralmente acontece em destinations, o dia anterior já é um esquenta para o casamento e acontece a welcome party.
Os convidados estavam hospedados no mesmo hotel, o ônibus foi fretado para levar a todos até a marina para a festa no barco. Aqui fui registrando todos esses acontecimentos, assim como acontece em casamentos, aniversários..toda a vibe é registrada com variedade de ângulos desde as pessoas, detalhes até tudo bem de longe, a paisagem, a comida, tudo.
O último exemplo de hoje para que esse post não fique enoooorme é o pre wedding da Camila e do Chico, eles me comunicaram que gostariam sim de ter fotos pré casamento, porém, eles não se identificam com fotos posadas e muito romanticas, pra eles, a ideia de um rolê fotografado fazia muito mais sentido!
Então, um dia antes do casamento fizemos um senhooooor rolê:
acompanhei um pouco do café da manhã que fizeram pra recepcionar alguns convidados, montamos o buquê da daminha que era flores de LEGO, fomos até o mercado central de Belo Horizonte pra comer pastel, café e bolo - algo que eles gostam muito de fazer, chico inclusive comprou um carro em miniatura, como de costume hahaha, passeamos com as cachorrinhas e finalizamos com a montagem do topo do bolo, também em LEGO.
Original, autêntico, sensível e o principal: 100% eles.
A fotografia documental anda lado a lado com a fotografia lifestyle, e aqui no site você encontra diversas galerias de histórias contadas dessa forma espontânea.
Um toque de arte, composição, fluídez e muita troca, para que o resultado seja incrível, só basta se entregar ao momento e viver!